Charles e Ray Eames
Das várias novidades que a Vitra lançou na feira de design Maison & Object de 2018, recebemos em loja duas muito especiais.
Entre elas, um desenho que data de 1942. Depois de desenvolver um método de sucesso para moldar madeira compensada, Charles e Ray Eames, o icónico casal de designers dos anos 40, empregaram o know-how adquirido para criar uma ampla gama de produtos incluindo “caixas” de rádio. Em 1952, tinham sido vendidos cerca de 200 mil rádios com modelos pensados pelos Eames.
Um projeto, no entanto, nunca entrou em produção. Inteiramente concebido pelo casal, o rádio foi rejeitado por não ter um “design normal”. Mais de 70 anos depois, o sonho torna-se real. Equipado com tecnologia de ponta pelo fabricante britânico Revo Technologies, o Eames Radio testemunha hoje a inabalável crença do casal no progresso.
O Eames Radio esteve disponível numa edição limitada de 999 unidades. Sorte a de quem agarrou o seu a tempo, pois como seria de esperar, foi rápido que esgotaram. Haverá uma re-edição? Nós esperamos que sim, será sucesso garantido.
Charles e Ray Eames enriqueceram o interior da sua casa com inúmeros acessórios e objetos que traziam das viagens que fizeram pelo mundo inteiro. Durante mais de 50 anos, houve uma figura que sempre se destacou entre os demais, aparecendo frequentemente como acessório nas fotografias tiradas pelo casal. Falamos do Eames House Bird, um pássaro de madeira, artefato da arte popular americana.
Já o conhecíamos na sua versão clássica, lacado a preto. A grande novidade é o novo modelo em nogueira, lindíssimo. Qual o seu preferido?